Criado em 2004, o IN-MOD – Instituto Nacional de Moda e Design – é uma organização não-governamental, sem fins lucrativos, que tem como missão trabalhar, no mercado interno e externo, pelo reconhecimento e visibilidade da moda e do design brasileiros como segmentos de valor agregado.
Por enxergarmos a moda não só como roupa, entendemos o Calendário Oficial da Moda Brasileira como uma plataforma de comunicação e conteúdo, que tem a obrigação de propor novos olhares. “Como aproximar o Brasil do design, da inovação, da tecnologia, com o Brasil da vocação, do talento, da diversidade? Os esforços do IN-MOD são voltados a provocar essa discussão e a desenvolver ações que proponham caminhos como resposta”, afirma Graça Cabral, membro do Conselho do IN-MOD. São objetivos do IN-MOD:
– Construir uma cultura de moda como pilar de identidade nacional;
– Formar um mercado consumidor interno com olhar mais sofisticado;
– Fortalecer o calendário da moda e a cadeia têxtil;
– Valorizar a diversidade e a criação artística do design e do produto brasileiro;
– Incentivar o fortalecimento das diversas redes criativas que dialogam com a moda;
– Promover a internacionalização do setor;
– Estreitar o diálogo com entidades públicas e privadas;
– Incentivar uma reflexão contínua por meio de foros públicos e particulares de debate que possam corrigir rumos e nortear o crescimento não só do setor, mas da economia brasileira como um todo;
– Contribuir para a formulação de políticas públicas que alavanquem os setores da economia criativa.
Com essa visão, o IN-MOD propõe, participa, apoia e viabiliza eventos que promovem o debate, a convergência e a disseminação de ideias, boas práticas, inspirações e soluções por meio de seminários, fóruns, intercâmbios internacionais, palestras, exposições, entre outros.
Desde 2004 até janeiro de 2012, foram realizados 09 rodadas de encontros de Economia Criativa, eventos internacionais, 54 exposições, além de instalações, festivais de cultura, livros, documentários e outros. Saiba mais em Realizações.