Balanço SPFW – Inverno 2012

A SPFW, principal semana de moda da América Latina, deixa a exposição “Universo Criativo – Projeto Brasil 02” aberta ao público na Bienal, a partir do dia 25/01/2012.

São Paulo, 24 de janeiro de 2012 – Depois de seis dias e uma maratona de 29 desfiles, dentro e fora da Bienal, chega ao fim hoje (24) a 32ª edição do São Paulo Fashion Week. A edição Inverno 2012 do SPFW teve como tema “Pensamentos”, apresentando um viés contemporâneo da cultura brasileira. O conceito e cenário da Bienal foram criados pela Luminosidade em parceria com o Estúdio Árvore. O destaque desta edição foi a assinatura do convênio entre o Instituto Nacional de Moda e Design (IN-MOD) e o Sebrae, por meio do projeto Contextualizar a Moda, que tem como objetivo promover a inovação nas micro e pequenas empresas do setor, incentivar a conquista de novos mercados, articular e fortalecer a rede de parceiros, e estimular a cultura do empreendedorismo nas empresas participantes. A estimativa é de que o projeto alcance cerca de oito mil micro e pequenas empresas em todo o país.

No line up, as novidades foram a estreia foi da marca R. Rosner, que apresentou sua coleção inverno na sexta-feira (20), e o retorno da UMA, que contou com as presenças de Denise Stoklos, da coreógrafa Vera Sala e da fotógrafa Cristel Runte. Pelas passarelas do SPFW passaram a top model e atriz britânica Rosie Huntington-Whiteley, que desfilou pela Animale na abertura da temporada; Alessandra Ambrosio, pela Colcci, no domingo, marca que contou novamente com a presença do ator Ashton Kutcher na primeira fila; e Carol Trentini para Alexandre Herchcovitch. Além dos desfiles na Bienal, quatro marcas apresentaram suas coleções em outras locações: Pedro Lourenço em seu ateliê, Reinaldo Lourenço na FAAP, Cavalera na Estação da Luz e Neon no Tucarena/PUC.

Dentro da Bienal, além dos desfiles, o Clube SPFW, que entre os membros reúne formadores de opinião, profissionais, artistas e parceiros que fazem parte da história do maior evento de moda da América Latina, promoveu uma intensa programação, na qual se destacaram o lançamento do livro Brazilian Style, de Armand Limnander, com prefácio de Sonia Braga e editado pela Assouline, com textos e imagens que retratam a riqueza da cultura brasileira; a abertura da exposição “Universo Criativo – Projeto Brasil 02”, hospedada pelo SPFW, que ficará aberta ao público do dia 25 de janeiro ao dia 10 de fevereiro; e o lançamento da ffw_Mag! 29 – Pernambuco.

Entre os eventos paralelos ao SPFW destaca-se o lançamento do livro “Projeto Brasil 01: Pensamento”. A obra compõe uma mostra das diferenças culturais do país, em todas as suas cores e manifestações, a partir de imagens de épocas e estéticas diferentes. Coprodução entre a editora Arte Ensaio e a Luminosidade, o livro propõe gerar novos conteúdos integrando diferentes segmentos.

O SPFW está hoje entre as cinco principais semanas de moda do mundo, sendo hoje a maior do Hemisfério Sul. Com duas edições anuais, o evento gera 13 mil empregos (diretos e indiretos), atrai uma média de 100 mil pessoas ao evento (entre convidados e trabalhadores) e gera um grande fluxo de visitantes para a cidade de São Paulo, movimentando os segmentos de turismo, hotelaria, serviços, alimentação, transporte e varejo. Cerca de 12% do público do evento vem de fora de São Paulo.

A cidade também recebe neste período mais de 2.000 showrooms de moda, atraindo compradores e gerando um importante momento de comércio de compras. Mais da metade de todo o varejo de moda do País concentra-se em São Paulo. Durante a realização do SPFW, a estimativa é de que o giro de negócios na cidade, por conta do evento, chega a R$ 1,3 bilhão.

A média de jornalistas e profissionais de imprensa na cobertura do evento é de mais de 2.000 nacionais e internacionais cadastrados, de dezenas de países, entre Itália, França, Rússia, Emirados Árabes, Japão, Estados Unidos, Argentina, entre outros.

 

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